domingo, 4 de julho de 2010

FUTEBOL por quem não gosta de futebol

"Dança carioca, canta carioca!"
Há alguns anos tive uma experiência chata em uma das minhas visitas a Ribeirão Preto (cidade bonita no interior de São Paulo) em uma festa, algumas  pesosas que tinham pouco contato com cariocas, em especial uma senhora financeiramente abastada, queria que eu contasse piadas, cantasse, falasse sobre futebol, esse tipo de coisa. Era o estereótipo do que ela imagina ser um carioca que ela queria ali. Quase um arlequim. Ela ficou bem decepcionada, esse carioca aqui curte Jornada nas Estrelas, Além da Imaginação, Nikola Tesla, Isaac Asimov... Se me pedisse pra desenhar, até seria um prazer. A insistência dela em ter um bobo da corte só me aborrecia. Sim, eu danço em momentos bem específicos e acompanhado. Cantar? não, poupo as pessoas de uma experiência desagradável (gostaria que Jorge Vercillo seguisse meu exemplo). Assim como não ligo pra praia, nao soltei pipas na infância por mais que 4 minutos (embora ache isso fascinante) e futebol.. no thanks. 50 segundos é minha tolerância pra acompanhar uma   partida. Futebol é redundante, é a mesmice se repetindo num looping sem características especiais. Ao menos pra mim.

E é uma coisa muito pior também: a agregação do fanatismo violento. E digo isso com experiência de estar dentro de um ônibus que teve  todos os vidros destruídos, gente sangrando e o ônibus sendo balançado até quase cair. Por que? porque um idiota ofendeu outro idiota do time adversário. Mais de 50 pessoas cercaram o ônibus. Nem lembro que torcidas eram. Lembro que o motorista ameaçou tacar o carro num poste se ele fosse atingido por algo. Uma imbecilidade.
A criança cresce e é "ensinada" pelo pai que deve ser um vasco ou flamengo ou sei lá. Nenhum sentido nisso. Você admira alguma coisa ou alguém pela conjunto de virtudes que essa coisa tem que pode variar. Futebol é vazio porque não é sequer a admiração pelos talentos envolvidos, é o fanatismo por um símbolo que em si não quer dizer nada.

Copa do mundo? vou dizer o que acho especial, países distantes, milhões de pessoas ao mesmo tempo olhando pro mesmo evento. Por mais que eu não seja uma dessas pessoas o evento em si é algo fantástico. Deveria haver muito mais em outras modalidades que não fosse restrito a esportes. Mas parece não haver interesse. Não pensar é o esporte mais praticado no planeta. E quem não pensa... agride.

A bela ilustração que decora meu post foi feito em ocasião da Copa pela artista plástica Luzimar Lanes e é reproduzida com a devida autorizaçãoConheça mais de seus trabalhos clicando aqui: Luzimar Lanes Artes

2 comentários:

  1. entendo sua opnião
    ^^
    seguindo
    xD

    http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nikola Tesla e Isaac Asimov são muito bons !comigo as fazes as pessoas batem o olho e logo pensam esse menino deve ser só mais um , porém é bem pelo contrario, mais falando de futebol eu acho que se o povo se unisse pelo menos no Brasil para mudar algo renderia, pq ser patriota só na época da copa?(detalhe não sou patriota)só serei patriota quando for respeitado em meu país por médicos politicos enfim, portanto se o povo brasileiro de fato se unisse pra mudar alguma iria pra frente o problema é só queuer...
    abraço

    ResponderExcluir